Organizações vão discutir uso de agrotóxicos e violações de direitos humanos em evento na ONU
- Rama rede de agroecologia
- 22 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Por Rede de Agroecologia do Maranhão e Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida.
O uso de agrotóxicos e suas consequências para os direitos humanos serão o tema central de um evento paralelo que ocorrerá durante o 60º período de sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU. O encontro, que discutirá o “Uso de Agrotóxicos e Violações de Direitos Humanos”, acontecerá no dia 23 de setembro, das 9h às 10h (horário de Brasília), na Sala XI do Palácio das Nações, em Genebra.
O evento é um esforço conjunto para debater as práticas agrícolas atuais e seus impactos sobre a saúde humana e o meio ambiente. A discussão contará com um painel de especialistas de diversas áreas, abordando o tema sob diferentes perspectivas.
Diogo Cabral, representante da Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA) e da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, é um dos participantes confirmados. Ele alerta que, com o avanço do agronegócio, o Brasil enfrenta uma grave violação do direito humano à saúde.
Cabral destaca que essa realidade é comum em muitos territórios, citando o Maranhão como um exemplo onde o poder público falha em agir. “O Governo do estado e as Prefeituras Municipais têm feito muito pouco ou quase nada diante deste quadro de injustiça sanitária e ambiental. É preciso reiterar que o agrotóxico faz mal à saúde humana e muitas substâncias já banidas na União Europeia por conta de sua toxicidade ainda são comercializadas no Brasil, afetando os modos de ser, de existir e de viver de milhares de maranhenses”, aponta.
A moderação será conduzida por Ulisses Terto Neto, Professor e Pesquisador do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos e Universidade Estadual de Goiás, Brasil.
O evento será realizado em formato híbrido, com a opção de participação presencial em Genebra e virtual. Haverá tradução simultânea para português, inglês e espanhol. Para mais informações e inscrição, os interessados devem entrar em contato através do e-mail: redeagroecologiarama@gmail.com.
A organização do evento é do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), com o apoio de diversas organizações parceiras, incluindo a Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA), LEPENG/UFMA, ACESA, TIJUPÁ, Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Articulação Nacional de Agroecolgoai, FIAN International, MATO – Movimento dos Atingidos por Agrotóxicos, Grassroots International, Agroecology Fund, Fundo Babaçu, e Fundo Dema.
Painelistas confirmados:
Dr. Marcos A. Orellana, Relator Especial da ONU sobre substâncias tóxicas e direitos humanos.
Uche Ofodile (online), Membro do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre os direitos dos camponeses.
Diogo Cabral, Advogado, Rede de Agroecologia do Maranhão.
Santiago Salvador Smith, Representante do SITRAMAR (Sindicato de Trabalhadores do Mar) e membro do World Forum of Fisher Peoples, Panamá.
Ariana Gomes (online), Rede de Agroecologia do Maranhão – Rama, Brasil e Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.
Siobhán Wills, Diretora do Instituto de Justiça Transicional da Universidade de Ulster, Irlanda do Norte.
Serviço:
Evento na ONU discute uso de agrotóxicos e violações de direitos humanos
Contato: Rogério Albuquerque
Telefone:(99) 99215-3228
E-mail: redeagroecologiamarama@gmail.com
Porta-Vozes: Ariana Gomes e Diogo Cabral Acompanhe pelo YouTube através desse link: https://www.youtube.com/live/thWTQF7sjUQ




Comentários