Agroecologia em rede: cuidando da terra e do bem viver
A Rede de Agroecologia do Maranhão, por meio do projeto financiado pela Grassroots Internacional, possibilitou o fortalecimento institucional a ponto de gerar maior visibilidade ao processo organizativo e às ações desenvolvidas em níveis estadual e nacional. Além disso, promoveu o fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais, através do protagonismo das juventudes, mulheres, homens agricultores, agricultoras, quebradeiras de coco babaçu, sertanejos, quilombolas e indígenas com práticas agroecológicas. Houve também um fortalecimento das incidências para acesso às políticas públicas e para defesa de bens comuns, tais como rios, lagos, babaçuais e locais sagrados, além da luta em defesa e acesso ao território.
Objetivos
-
Promover o intercâmbio de saberes agroecológicos a partir das experiências das organizações filiadas a RAMA, visando o fortalecimento da Agroecologia do Maranhão, com protagonismo dos povos e comunidades tradicionais.
-
Identificar e mitigar os desafios da agroecologia no Maranhão;
​
-
Fortalecer a identidade política da RAMA, articulando Núcleos regionais, visando o fortalecimento organizativo, técnico e político do movimento agroecológico do Estado do Maranhão.
-
Sistematizar as experiências vivenciadas no campo da agroecologia;