top of page

Conheça os candidatos que aderiram à Carta Compromisso da Agroecologia no Maranhão

No Maranhão, 17 candidaturas assinaram a Carta Compromisso da RAMA com demandas e propostas em apoio à agricultura familiar, segurança alimentar e combate a fome. No Nacional,  em torno de 620 candidatos e candidatas se comprometeram com a ANA. 

Em junho deste ano, a Articulação Nacional de Agroecologia lançou a Campanha Agroecologia Nas Eleições com sua Carta Compromisso contendo recomendações e demandas a candidatas e candidatos aos poderes executivo e legislativo, como forma de contribuir para o debate e para construção de uma política capaz de responder à fome e à crise ambiental. Em sinergia com a ANA, a Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA) elaborou uma carta regional direcionada às candidaturas do Maranhão,  com demandas referentes ao reconhecimento e ao fortalecimento da agroecologia no estado, apontando a criação e implementação de políticas públicas em favor da produção agroecológica, dos territórios e comunidades do campo.

Até a presente data (29/9), penúltimo dia de campanha para o primeiro turno e véspera do pleito eleitoral, 18 candidaturas entre governadores, deputados estaduais, federais e senado, fizeram a assinatura do termo em favor das demandas agroecológicas, dos direitos territoriais, do combate aos conflitos no campo e insegurança alimentar. Se comprometendo com um exercício da função e construção de políticas alinhada com a valorização da agricultura familiar camponesa, dos povos e comunidades tradicionais. A carta é também um forma da sociedade civil de exercer seu papel de fiscalização dos poderes, a fim de exigir o cumprimento das demandas assumidas durante a campanha eleitoral.

A maioria das candidatas e candidatos enviaram materiais em vídeo e fotográficos para publicização de suas assinaturas nas redes sociais. O apoio público, irrestrito e integral a essas propostas é condição inseparável do compromisso das candidaturas com a plena restauração do Estado Democrático de Direito e com a construção de novos valores para a convivência social e ecológica. Implicando também no reconhecimento da função do Estado no fortalecimento das representações e da expressão pública das organizações e movimentos da sociedade civil organizada na construção da agroecologia.

Este é o momento de escolher as candidatas e candidatos que estão em compromisso com a floresta em pé, com a agroecologia e com a comida de verdade na mesa. Veja a listagem abaixo:

As candidaturas que desejem assinar a carta-compromisso pela agroecologia poderão fazê-lo até a sexta-feira, 30.09, às 17h, quando o sistema para submissão do documento será temporariamente fechado.

A medida é importante para que haja tempo para a realização da conferência final dos cadastros, necessária para garantir a veracidade das informações cadastradas antes das eleições.

É importante reforçar que as cartas assinadas precisam ser cadastradas no site da ANA, para que o nome da candidatura apareça na lista de signatários.

O sistema reabrirá na segunda-feira, 03.10, às 10h, especialmente para receber novas cartas das candidaturas que concorrerão a cargos do executivo no segundo turno das eleições.

PARA LER E ASSINAR A CARTA DA RAMA ACESSE AQUI

ความคิดเห็น


bottom of page